12 Regras para hábitos alimentares saudáveis

Drª Joana Castro

02 Setembro 2019

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12 Regras para hábitos alimentares saudáveis

Depois das férias, dos dias de descanso, dos passeios e convívios com os amigos e família e de alguns excessos alimentares, está na altura de voltar à rotina ou, porque não, de criar novas rotinas.

De preferência, rotinas saudáveis que incluam as horas de descanso adequado, a prática de exercício físico regular e bons hábitos alimentares.

Fique com 12 regras gerais para ter hábitos alimentares saudáveis:

  1. Quantidade não é sinónimo de qualidade;
  2. Dê preferência aos hortícolas e frutas;
  3. Evite o açúcar e os produtos açucarados;
  4. Como sopa (base de legumes) antes do prato principal;
  5. Prefira gorduras insaturadas (azeite, peixes gordos, frutos oleaginosos);
  6. Opte por carnes brancas;
  7. Evite fritos (aposte nos cozidos, grelhados, assados ao natural, estufados em cru);
  8. Opte por cereais integrais;
  9. Substitua os sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas por água ou chá;
  10. Reduza o sal, use especiarias e ervas aromáticas;
  11. Planeie as refeições antecipadamente;
  12. Mastigue lentamente.

Um estilo de vida saudável e escolhas alimentares saudáveis são hábitos essenciais e importantes para a saúde e para o bem estar de todos. São escolhas de todos os dias e por isso devem ser exequíveis e sustentáveis. Deste modo, crie as rotinas que melhor se adaptam a si e à sua família, ao ritmo de cada um.

O acompanhamento profissional de um nutricionista é importante para mantermos a nossa alimentação organizada, equilibrada, e com as necessidades individualizadas do nosso organismo.