Protetor solar: Beneficie do lado positivo do sol!

Perfumaria Lélia

20 Julho 2019

Sem comentários

Início Cosmética

Protetor solar: Beneficie do lado positivo do sol!

O USO DE PROTECTOR SOLAR NÃO PODE SER DISPENSADO MESMO COM O TEMPO NUBLADO

O sol é fonte de energia e de vida e tem efeitos benéficos sobre a saúde, sendo reconhecido o seu papel na síntese da vitamina D, podendo ainda afetar de forma positiva o humor, através de ação antidepressiva.

Podemos desfrutar do sol, mas se o queremos fazer de uma forma segura, sem colocarmos a nossa saúde em risco, temos que respeitar algumas regras, nomeadamente:
– Aplicar um protetor solar de fator 30 ou superior, quinze a trinta minutos antes da exposição ao sol e repetir a aplicação de 2 em 2 horas ou após banho. A eficácia dos protetores solares está bem demonstrada na prevenção da queimadura, através dos filtros para a radiação ultravioleta B (UVB).
– Não esquecer de proteger os lábios, orelhas e o dorso das mãos, locais onde com frequência surgem lesões pré-malignas e malignas.

O uso de protector solar não pode ser dispensado mesmo com o tempo nublado – Use protetor solar todos os dias!

A maioria dos “acidentes” com o sol ocorre nos dias mais frescos, nublados, pela ideia errada de que, “se não está quente não queima”.

O calor deve-se à radiação infravermelha que é filtrada pelas nuvens, mas a queimadura solar deve-se sobretudo à radiação ultravioleta, que é pouco afetada pelas nuvens.

Protetor solar | Lélia - Perfumaria, Estética e Nutrição, Espinho

Pessoas com cabelo e pele claras, olhos de cor clara e/ou com muitos sinais ou sardas, têm menos proteção natural em relação à radiação UV e maior risco de desenvolverem queimadura e/ou cancro da pele. Mas a cor da pele pode enganar e, algumas pessoas de pele relativamente morena, cabelo e olhos castanhos têm dificuldade em bronzear e “queimam” com facilidade, necessitando, também elas, de cuidados redobrados de foto proteção.

As crianças até aos 2 anos não devem ser expostas diretamente ao sol – na eventualidade de irem à praia devem usar vestuário adequado que cubra a maior extensão possível de pele, sem esquecer o chapéu de abas largas, e devem brincar resguardadas do sol, por exemplo, por um guarda-sol.

Mas é fundamental alertar que a radiação ultra violeta (RUV) não vem apenas “de cima”, vem de todos os lados e, mesmo debaixo de um guarda-sol, estamos expostos ao equivalente a 30% da RUV direta. Ou seja, 3 horas à sombra de um guarda-sol, equivale a cerca de 1 hora ao sol.

Transforme o uso de protector solar num hábito diário. Inclua o uso de protetor solar na sua rotina de beleza!

…. Como, por exemplo, escovar os dentes. Aqui ficam algumas dicas:

  1. Deixe o seu protetor visível até se acostumar a usá-lo todos os dias.
  2. Se passa o dia todo fora de casa, coloque uma embalagem menor na carteira, no carro ou mesmo no local de trabalho.
  3. Use um hidratante com protetor solar. Deste modo, consegue agregar saúde à sua rotina de beleza!
  4. E o mais importante: a pele bronzeada do sol não é saudável. A cor de “queimada” é uma reação da pele para se proteger dos raios nocivos. Nunca se esqueça: Uma pele bonita é uma pele bem cuidada, ou seja, aquela que beneficia do uso de protetor todos os dias.
  5. Usá-lo diariamente, contribui eficazmente para reduzir o envelhecimento precoce. Sabia que o protetor solar é um dos anti-manchas e sinais mais eficazes?

Fonte: Sociedade Portuguesa de Dermatologia