Depressão, ansiedade e nutrição

Perfumaria Lélia

03 Julho 2019

Sem comentários

Início Nutrição

Sabia que uma dieta rica em gordura poderá estar ligada à depressão e ansiedade?

Uma pesquisa efectuada em 2015 e publicada no British Journal of Pharmacology, refere que o excesso de peso e os níveis elevados de açúcar no sangue, como resultado de uma dieta rica em gordura, podem provocar alterações ao nível cerebral que conduzem a altos níveis de ansiedade e também à depressão.

Embora a mudança para uma dieta saudável reverta as alterações metabólicas as investigações sugerem que os problemas de humor continuam a existir.

No meio científico, existe controvérsia sobre se a diabetes tipo 2 está associada à depressão grave e o estudo em questão refere que há evidências claras de que as duas patologias estão relacionadas, principalmente quando a diabetes tipo 2 é provocada por uma dieta rica em gorduras prolongada.

Além disso, o estudo conclui que os efeitos benéficos de um antidepressivo são atenuados quando combinados com uma dieta rica em gordura.

“Ao tratar a depressão, normalmente não há nada que prediga a resistência ao tratamento”, disse o autor deste estudo.

“Portanto, se considerarmos os distúrbios metabólicos como um poderoso preditor de resistência ao tratamento, isso deveria encorajar os psiquiatras a implementar tratamentos personalizados com medicamentos antidepressivos que não desestabilizem o metabolismo”.

Mais uma vez se prova a relação que existe entre uma boa nutrição e a saúde, bem como a necessidade de seguir uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e açúcares e rica em vegetais e frutas.

Fonte: Science Daily

Deixe uma resposta