Dieta para combater a diabetes

Drª Joana Castro

07 Julho 2019

Sem comentários

Início Nutrição

Dieta para combater a diabetes

Uma alimentação saudável e equilibrada faz parte do tratamento das pessoas com diabetes, em conjunto com a atividade física regular e a medicação (antidiabéticos orais ou insulina).


Reduzir a ingestão de hidratos de carbono, aumentar a ingestão de gorduras boas (as gorduras insaturadas) e comer de 3 em 3 horas é o plano ideal para ajudar a controlar a diabetes através da alimentação.

Os principais objetivos da alimentação de uma pessoa com diabetes são: obter um bom controlo da glicemia, colesterol, triglicéridos, pressão arterial e atingir e manter um peso saudável, de forma a prevenir o aparecimento das complicações da diabetes.

Para ajudar a controlar estes fatores de risco, recomenda-se a redução da ingestão de gordura e sal e o aumento da ingestão de fibra.

Alimentação e diabetes | Dra. Joana Castro, nutricionista em Espinho

Então quer dizer que apenas são permitidos cozidos e grelhados? Não!


Hoje em dia, a alimentação dos diabéticos não têm que ser restritiva e monótona como há uns anos atrás, muito associada apenas aos cozidos e aos grelhados.

Existem muitos métodos de culinária saudável que poderá, ou mesmo, deverá experimentar de forma a variar mais a sua alimentação e obter uma maior riqueza em nutrientes. No entanto, como medida preventiva do aumento excessivo de peso e da doença cardiovascular, os fritos e os pratos com molhos gordurosos deverão ser pouco frequentes.

Para além da culinária saudável, existem outros aspetos que ajudam a pessoa com diabetes a manter os seus níveis de glicemia melhores, como por exemplo saber contabilizar os hidratos de carbono.

A alimentação saudável para uma pessoa com diabetes faz parte do seu tratamento, e na verdade não difere muito da alimentação que qualquer pessoa deve fazer.

A medicação será muito mais eficaz se a pessoa tiver forma de aprender a melhorar os seus hábitos alimentares.

Solicite a sua consulta de nutrição e perceba como um nuticionista o pode ajudar no controlo da sua diabetes e a ter mais qualidade de vida.

Fonte: APDC (Associação protectora dos diabéticos de Portugal)